Translate

sábado, 20 de agosto de 2016

RÁDIO. Mais um mês de 'Voz do Brasil' fora das 19 horas

Os ouvintes de rádio de diferentes cidades brasileiras perceberam algo diferente no ar: a ausência da Voz do Brasil na faixa das 19h00. Algumas emissoras optaram por flexibilizar o horário de transmissão do programa obrigatório gerado pela Radiobrás, ação que é possível com base na Medida Provisória 742 e atinge todas as emissoras de rádio no país e é relacionada à realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. E o radiodifusor interessado tem mais 30 dias para poder alterar o horário de transmissão da Voz do Brasil, tendo a faixa das 22 horas como limite para a execução.
 
A faixa das 19 horas é importante para as rádios em muitos mercados brasileiros, principalmente nas metrópoles (onde uma parcela significativa da população ainda está nas ruas). A execução da Voz do Brasil às 19 horas, que interrompe a grade tradicional das emissoras, impede que o rádio seja mais uma opção de notícias factuais e/ou entretenimento, meio que concorre com outras mídias nesta faixa horária (como a TV Aberta, TV por assinatura e a internet). A flexibilização pode auxiliar a audiência das emissoras que optarem por utilizar a faixa das 19h00, já que a tendência é de queda da audiência radiofônica nas faixas seguintes. Também é um “bônus” para as emissoras perante o período eleitoral, já que a flexibilização terá um período de interseção com o processo eleitoral (que será iniciado na próxima sexta-feira, dia 26).
 
Porém a adesão das emissoras tende a ser baixa, já que precisam refazer todo o seu planejamento comercial (grades e programas) após o fim do período de flexibilização, além do receio de alguma confusão na grade com as obrigações relacionadas ao período eleitoral. Mas existem vários casos de emissoras conhecidas que optaram por priorizar as suas respectivas audiências na faixa das 19h00. Há o caso da Rede Mix de Rádio, liderada pela Mix FM 106.3 de São Paulo, que flexibilizou o horário de transmissão da Voz do Brasil para todas as afiliadas de sua rede nacional e também afiliadas e/ou rádios locais que flexibilizaram por conta própria.
 
A flexibilização pode ser realizada entre 19h00 e 23h00, sendo 22h a última faixa possível para transmissão. Recentemente o tudoradio.com publicou uma matéria sobre a presença do período eleitoral e a flexibilização nas grades das emissoras brasileiras: clique aqui e veja os detalhes (horários, datas, entre outras informações).
 

FONTE: 'Tudoradio.com'

Nenhum comentário: