Translate

domingo, 17 de dezembro de 2017

RÁDIO. Folha cita audiência de programas do "rei" no Ceará


O sucesso dos programas com músicas de Roberto Carlos é uma realidade que se constata a cada domingo. Em Fortaleza, várias emissoras dedicam espaços ao cantor tanto na faixa AM quanto na FM. Dois exemplos são as emissoras dos grupos Jangadeiro e Verdes Mares que marcam as manhãs de domingo com as músicas do 'rei'. 

A Folha de SP, edição de hoje, traz uma reportagem sobre esse assunto, na qual mostra que, aos domingos, "
"... canções do cantor têm picos de audiência em rádios de todo o país, segundo a Playax. Segundo a startup, que monitora e analisa dados de consumo de música, o padrão se repete há ao menos dois anos, não importa o mês nem se houve feriado"
Leia a reportagem







Nestes dias, canções do cantor têm picos de audiência em rádios de todo o país, segundo a Playax. Segundo a startup, que monitora e analisa dados de consumo de música, o padrão se repete há ao menos dois anos, não importa o mês nem se houve feriado.

O levantamento registrou execuções em 4.920 rádios brasileiras e mostrou que a maioria delas ocorre na faixa matinal, entre 6h e 12h.

A rádio Liberal, do Pará, tem um programa chamado "Roberto Carlos em Detalhes"; a rádio Gazeta, de Maceió, promove o "Como é Grande o Meu Amor por Você". Alguns repetem as atrações durante a semana.

"Aqui no Ceará já é tradição, temos uma concorrência muito grande", diz Márcia Santos, locutora de "O Som do Rei", programa dominical da 93FM, de Fortaleza.
Ela conta que seu público costuma ser maior entre a faixa acima dos 30 anos, mas que recebe mensagens até de crianças. "É impressionante: elas criam o hábito e acordam cedo pois os pais escutam."

PAIZÃO

Segundo o Ecad, o cantor é o sétimo autor com maior rendimento de execuções em rádios e o primeiro na região Nordeste, considerando o período de janeiro a junho de 2017. Ele está no top 10 de autores mais executados em todas as regiões, exceto na Sul.

O próprio filho do cantor, o radialista e baterista Dudu Braga, é responsável por uma fração dos picos de audiência.

Há 18 anos ele comanda "As Canções que Você Fez para Mim", da Nativa FM, reproduzido em 40 rádios ao redor do país e em duas em Portugal.

"Já virou tradição mesmo, domingão de manhã é RC na veia", diz, usando a expressão que nomeia sua banda em tributo ao "paizão", como costuma chamar o astro.
Braga desconhece a origem dos dominicais, mas cita "Clube do Rei", que Lilian Loy comandou por mais de três décadas desde os anos 1980, como referência remota.

Ele atribui seu sucesso às curiosidades que conta sobre o pai, avesso à imprensa.
"Quando comecei, ele disse: 'meu filho, cuidado com o que você vai falar'", diz. "A pergunta básica é se ele está namorando ou não; eu me sinto o próprio Nelson Rubens [jornalista notório por revelar fofocas de celebridades]."

"Perguntam se podem ser minha madrasta, e eu respondo que 'não tem problema nenhum, desde que você aumente minha mesada'."
Segundo Braga, seu público é 48% masculino e 52% feminino e, apesar de a maioria ter mais de 35 anos, hits como "Esse Cara Sou Eu", lançado em 2012, e "Llegaste", dueto com Jennifer Lopez de 2016, renovaram os fãs.
]
A rádio sempre foi importante para a receita de Roberto Carlos, conta Braga. "Quando ele lançou 'Caminhoneiro' [em 1984], chegou a tocar 3.200 vezes nas rádios em um único dia", lembra.

Nenhum comentário: