Translate

sábado, 24 de setembro de 2016

MEMÓRIA. Os 100 rifles que detiveram empresário cearense

Manhãs de sábado sempre nos reservam tempo para doistões de conversa com gente que gosta de cinema. É na Distrivídeo, onde Marcelo Arrais costuma dar plantão e contar/ouvir pessoas discutindo coisas relacionadas à Sétima Arte. Hoje, ele me contou um fato curioso ocorrido com seu pai durante os tempos da Ditadura Militar. E resolvi postá-lo no Facebook para mostrar como agiam os integrantes do regime ditatorial.

O pai dele, Maurílio Arraes, empresário de cinema no Ceará, chegou a ser detido na estação João Felipe, por estar esperando do Recife uma carga de 100 rifles, segundo informaram os arapongas do regime. 
Era tempo da ditadura militar e por ter Arraes no sobrenome - os milicas pensavam tivesse alguma relação com o comunista Miguel Arraes. E ainda mais: cem rifles vindo de Pernambuco...
Na verdade, ele aguardava era a chegada dos rolos do filme "100 Rifles", com Jim Brown e Rachel Welch, que costumavam vir de trem da capital pernambucana para exibição no Cine Ventura, de sua propriedade. Nesse tempo, os trens da RVC iam até Arrojado, na Paraíba e passgeiros e mercadorias faziam baldeação (!) com os trens pernambucanos. 

Nenhum comentário: