Translate

sexta-feira, 12 de junho de 2015

CINEMA. Divulgada a programação do Cine Ceará 2015

O Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema  divulga a programação da 25ª edição, que ocorrerá de 18 a 24 de junho, no Cineteatro São Luiz e outros equipamentos em Fortaleza. Durante uma semana serão exibidos 60 filmes - 20 longas e 40 curtas - representando o cinema de oito países. No dia 16, terça, já serão distribuídos 250 ingressos duplos para a noite de abertura.

Nesta edição do Cine Ceará, nove longas concorrem ao troféu Mucuripe. O chileno “O Clube”, de Pablo Larraín, será o filme de abertura. Durante o fim de semana, serão apresentados dois filmes a cada noite: na sexta, ocorrem as sessões do espanhol “Loreak”, de Jon Garaño e Jose Mari Goenaga, e da coprodução Brasil/Argentina “Jauja”, de Lisandro Alonso; no sábado é a vez do cubano “A Obra do Século”, de Carlos M. Quintela, e do nacional “Real Beleza”, de Jorge Furtado; já o domingo terá a exibição do peruano “NN”, de Héctor Gálvez e de “Cordilheiras no Mar: a Fúria do Fogo Bárbaro”, de Geneton Moraes Neto.

A competição de longas se completa com a sessão de “Cavalo Dinheiro”, do português Pedro Costa, na segunda, e da coprodução Espanha/Etiópia “Crumbs”, de Miguel Llansó, na terça. "Que horas ela volta?", de Anna Muylaert, foi retirado da lista final do Cine Ceará pelos produtores do filme devido à mudança da data de lançamento no Brasil.

SERVIÇO

25° Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema - De 18 a 24 de junho de 2015. Cerimônias de Abertura e Encerramento, Mostras Competitivas, Melhor Idade e Acessibilidade, O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece e Exibições Especiais: Cineteatro São Luiz (Praça do Ferreira, s/n - Centro); Mostras Olhar do Ceará, Novo Cinema Espanhol e Exibição Especial: Cinema do Dragão/ Fundação Joaquim Nabuco - Sala 2 (Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura); Seminário MAC - Mercado Audiovisual Cearense: Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 - Praia de Iracema); Masterclasses: Cena 15 (Rua José Avelino 495 - Praia de Iracema) e Debates com Realizadores: Mareiro Hotel (Avenida Beira Mar, 2380 - Meireles), em Fortaleza, Ceará. Acesso gratuito mediante ingressos com distribuição no local.

INGRESSOS PARA A NOITE DE ABERTURA - Os ingressos começam a ser distribuídos na bilheteria do Cineteatro São Luiz no dia 16, a partir das 13h até esgotarem os 250 convites duplos disponíveis, respeitando o limite das 18h.



Os filmes serão distribuídos nas seguintes mostras: Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-MetragemMostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem, Olhar do Ceará, espaço para ver e discutir o audiovisual cearense com a exibição de curtas-metragens, Novo Cinema Espanhol, com produções de longas e curtas-metragens do país homenageado, Mostras Sociais - Melhor Idade, O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece Acessibilidade - exibições especiais. Há ainda a realização do seminário MAC - Mercado Audiovisual Cearense, debates diários com realizadores dos filmes e oficinas.

atriz Leandra Leal e o cineasta Cacá Diegues são os homenageados deste ano e já confirmaram presença. Entre os convidados internacionais estão os diretores Lisandro Alonso, de "Jauja", Miguel Llansó, de "Crumbs", e Héctor Galvez de "NN", o ator Alejandro Goic, de "O Clube", e a atriz Itziar Ituño, de "Loreak". Jorge Furtado, Vladimir Brichta, Francisco Cuoco e Vitoria Strada estarão na pré-estreia de "Real Beleza". E o diretor Geneton Moraes Neto representará seu novo longa "Cordilheiras no Mar" junto com o ator Claudio Jaborandy.

Os curtas-metragens, também valorizados no Cine Ceará, concorrem ao troféu Mucuripe em várias categorias. Na Mostra Competitiva Brasileira de Curtas-Metragens, estão 16 produções de dez estados,  e na Mostra Olhar do Ceará são 13 selecionados.

Este ano, a Espanha é o país homenageado com a Mostra Novo Cinema Espanhol, que apresentará sete longas e oito curtas-metragens. Entre os destaques estão o longa "Nem Tudo é Vigília", de Hermes Paralluelo, eleito Melhor Filme nos festivais do Uruguai e de Cosquim, e o curta "Ser e Voltar", de Xacio Baño, vencedor do Prêmio do Júri no Festival Clermont Ferrand, na França. Produções icônicas de Luis Buñuel (SIMÓN DEL DESIERTO. 1965) e Víctor Erice (EL ESPÍRITU DE LA COLMENA. 1973) também serão exibidas.

Apresentado pelo BNDES, o 25° Cine Ceará é promovido pela Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Ministério da Cultura por meio da Secretaria do Audiovisual, do Governo do Estado do Ceará via Secretaria da Cultura - Secult, e da Prefeitura Municipal de Fortaleza através da Secretaria de Cultura - Secultfor. É uma realização da Associação Cultural Cine Ceará, Corte Seco Filmes e Bucanero Filmes e tem o patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).  O festival tem patrocínio da Oi e apoio cultural da Oi Futuro. Patrocínio: Indaiá.

Nenhum comentário: