Translate

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

NOMES. Morre um dos pioneiros da tv no CE: Guilherme Neto



O Ceará perdeu um dos nomes mais importantes da cultura radiofônica e televisiva do Estado, Guilherme Neto. Jornalista renomado,  João Guilherme da Silva Neto tinha 89 anos e desde os anos 40 exerceu as mais diversas funções no rádio, rádio, televisão, jornal e publicidade. Começou como cantor na antiga PRE-9 , tornando-se ídolo em programas de auditório, nos quais lançou repertórios dos compositores Lauro Maia, Mozart Brandão, Aliardo Freitas e Luís Assunção. 

Na década de 1950, depois de uma passagem como assistente de direção da Rádio Tamandaré, de Recife, voltou a Fortaleza para dirigir a Ceará Rádio Clube, tarefa que lhe foi confiada pela direção dos Diários e Emissoras Associados do Brasil.

Em novembro de 1960, com o surgimento da televisão no  CE, Guilherme Neto é escolhido por Péricles Leal para dirigir a equipe de implantação do novo veículo de comunicação:  a TV Ceará Canal 2, núcleo de produção local cuja teledramaturgia, anterior à aparição do vídeo-tape, lançou, dentre outros, Ary Sherlock, Cleide Holanda, Karla Peixoto, João Ramos, Marcus Miranda, Glice Sales e nomes hoje reconhecidos nacionalmente, como Renato Aragão, Aderbal Freire-Filho e Emiliano Queirós. 

(Com informações do Facebook de Ricardo Guiherme)

Nenhum comentário: