Translate

quarta-feira, 31 de julho de 2013

TEATRO. Estamira chega aos palcos do CE

. foto divulgação/Luiz Antonio Gonçalves
De 09 a 11 de agosto, a Caixa Cultural Fortaleza apresenta “Estamira – Beira do Mundo”, sucesso de público e crítica, que figurou na lista dos melhores espetáculos teatrais, além de importantes premiações, como o Shell de Melhor Atriz, APTR Melhor Atriz, APCA de Melhor Atriz e Prêmio Questão de Crítica, entre várias indicações. 

A montagem teatral, livremente adaptada do também premiado documentário “Estamira”, de Marcos Prado, foi executada pela atriz Dani Barros e pela diretora Beatriz Sayad. A verídica catadora de lixo, doente mental crônica, cuja surpreendente e devastadora percepção do mundo foi descoberta pelo cineasta no Aterro Sanitário do Jardim Gramacho ressurge na montagem teatral unida aos depoimentos pessoal e artístico de Dani Barros, que reconheceu na história, traços da própria experiência, como elos sobre os que se encontram à margem da sociedade.
 Em linguagem que une tons do grotesco ao sublime, passeia pelo tragicômico e atrai a plateia nos 70 minutos da encenação. Após a apresentação tem debate da atriz Dani Barros com o público sobre o processo criativo de “Estamira – Beira do Mundo”. As sessões são na sexta-feira e sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
Carlos Henrique Braz, da Veja Rio Recomenda, teceu que “(...) no monólogo, Dani Barros passa de coadjuvante a talentosa protagonista”. Já Tania Brandão (O Globo), disse que "... A proposta, singela, alcança pleno sucesso, é emocionante, tão delicada quanto a vida: celebra com lucidez e um rendilhado sublime de emoções a grandeza da existência (...) Uma intérprete sensacional, capaz de se transmudar inteira em sentimentos, percepções, emoções: Estamira está diante de nós. A coragem da cena é impressionante, o cálculo do trabalho é ousado – pretende indicar um teatro novo, para um novo tempo, tempo de dialogar com as sensibilidades e sugerir a transformação das pessoas, com a esperança de que a poesia traga delicadeza, a melhor arma  contra a violência do mundo(...) A coragem da atriz em cena é impressionante." 

Texto de Kico  Bloc-Boris, kikobb@gmail.com
assessor de comunicação

SERVIÇO

Patrocínio - Caixa Econômica Federal e Governo Federal
ESTAMIRA – BEIRA DO MUNDO
Data: De 09 a 11/8
Local: Caixa Cultural Fortaleza (Av. Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema)
Horário: Sexta-feira e sábado, às 20h. Domingo, às 19h.
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 65 anos, mediante apresentação de documento com foto)
Classificação Indicativa: 14 anos
Mais informações: (85) 3453.2770

Um comentário:

Anônimo disse...

E o teatro transcendental 2013?
David