Translate

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

NOMES. Morre o bossa-novista Pery Ribeiro

.
E morreu Pery Ribeiro. Filho de Herivelto Martins e Dalva de Oliveira, Pery é de uma família de artistas primorosos que passou por etapas diversas da MPB e marcou, principalmente, em duetos com Leny Andrade. 

Ele faleceu vítima de infarto aos 74 anos de idade. Célebre, Pery e Ubiratan Ribeiro eram os dois filhos de Dalva que foram envolvidos ainda pequenos pela separação do casal. 

Eu fui divulgador de Pery à época do 'Show do Luiz Vieira', no antigo canal 2. Ele fez muito sucesso cantando Bossa Nova e morou no México onde o 'bip-bop' de seu canto foi marcante no início do movimento de Bossa Nova.

O primeiro trabalho de Pery Ribeiro foi aos 3 anos, quando dublou o anão Dengoso na animação "Branca de Neve e os Sete Anões", dos estúdios Disney. Aos 5 anos, o cantor participou das filmagens de "It´s All True", longa que o cineasta norte-americano Orson Welles não terminou.

Ribeiro gravou em 1963 a primeira versão de "Garota de Ipanema", composta por Tom Jobim e Vinícius de Moraes.




Um comentário:

Ismael Luiz disse...

Pery Ribeiro,que todos conheceram por ser o filho de Dalva de Oliveira e Herivelton Martins.Mas,lembremo-nos do Pery Ribeiro dono de uma das mais belas vozes do mundo,o artista que tornou-se mais famoso no exterior do que mesmo no Brasil,principalmente ao lado de Lenny Andrade,outra que poucos brasileiros conhecem.Ambos levando o que de melhor existe na MPB.