Translate

quinta-feira, 24 de março de 2011

ANÚNCIOS que hoje seriam um escândalo


Com o passar do tempo, as coisas mudam. O site Kurioso postou hoje cinco anúncios do passado e que hoje seriam considerados politicamente incorreto; um verdadeiro escândalo.



"Cada dia HUMBLE produz energia suficiente para derreter 7 milhões de toneladas de gelo"

Anúncio publicado na revista Life em fevereiro 1962 : " [...] A geleira gigante se manteve durante séculos, sem derreter. No entanto, a energia fornecida pelo óleo Humble - transforma em calor - pode fazê-lo derreter a uma taxa de 80 toneladas cada segundo [...]. "Um dos maiores símbolos da luta contra a mudança climática utilizados como um teste para a indústria petrolífera. Hoje poderia perfeitamente ser utilizada como uma campanha do Greenpeace.

Fonte : Snopes

A vitória sobre o frio" (O anticongelante Prestone te permite, inclusive em clima mais duro, manter tua cabeça na partida de bridge e não no radiador do teu carro..."


Quarenta anos. Outro dos futuros "grandes símbolos" contra a mudança climática antropogênica a serviço de uma empresa de anticongelante. Uma campanha que hoje não passaria no filtro do pior fabricante, de 'brasões para jubilados', tendo em conta o papel de 'empreendedor' que lhe toca protagonizar ao uro polar seu deteriorado 'habitat'.

Fonte : PeriodPaper

"As árvores não são as únicas plantas boas para a atmosfera" A energia nuclear signiica "ar limpo"

Campanha institucional do Conselho de Energia Norte-Americano em diversos meios de comunicação durante a primavera de 1999. Embora ofereça uma afirmação pouco questionável e chamativa, os acidentes a converteram em ironia ao serviço antinucleares. As usinas nucleares são tão "boas" para a atmosfera quanto os da Cidade Encantada de Cuenca ou o monólito de "2001 Uma Odisséia no Espaço" ... isso, enquanto não ocorrer um desastre como esse do Japão.

Fonte : Ecologist


"UNION CARBIDE. A Ciencia ajuda a construir uma nova India". (Bhopal. 16 mil mortos no acidente da fábrica da Union Carbide)

Um exemplo brutal de ironia retrospectiva da história quando o destino mistura a inépcia do desenvolvimento concebido doente. Este é um anúncio de 1962. 22 anos antes que o pior desastre industrial da história. A partir do acidente ocorrido na fábrica de pesticidas a empresa construiu-se com sérias deficiências em Bhopal. O que é realmente irônico sobre a campanha está derramando imagem do anúncio como "elixir" ou "de crédito para o desenvolvimento" do mesmo monstro que duas décadas mais tarde viria a causar a morte ea contaminação de toda uma região.




"Quando o alarme de fogo disparou, tiveram duas horas para evacuar as torres gêmeas... graças ao poder retardante de Asbestos".

Se um diretor de uma série de TV, como o South Park, tivesse hoje que ambientar um capítulo em Nova York, seguramente se inspiraria nessa campanha. A história conteria doses de humor negro e uma paftida dupla. Elegendo um material que se revelou insano e cancerígeno e selecionando o pior dos cenários possíveis. A mensagem hoje parece dizer: “Calma, se não te mata o fogo, te matará o amianto, o Bian Laden ou as horas de 'conspiranóicos'…

Fonte: Odde


Nenhum comentário: