Translate

sábado, 26 de fevereiro de 2011

RÁDIO. Reengenharia de canais, a novidade



Profissionais que atuam no rádio paulista estão apreensivos. Emissoras estão aderindo à reengenharia de canais e, com isso, alguns prefixos tendem simplesmente a ser meras retransmissoras de outras programações. A informação está no site da AdNews.

O Grupo Estado e a ESPN da Rádio Estadão ESPN, vão criar a Rádio Estadão-ESPN, que vai se hospedar na frequência da Rádio Eldorado, nos FM 92,9 e AM 700 de São Paulo. E o que é que isso representa?

Essa parece ser a tendência das emissoras que não conseguem equilíbrio financiero e elas fazem um 'arranjo' cortando despesas e, principalmente, a folha de pessoal. O site Rádio Base diz que mais da metade dos radialistas da Eldora vão ser demitidos.

"Além do mais fica a questão: pela lei, quando um radialista ou jornalista trabalha para mais de uma emissora de um mesmo proprietário na mesma cidade, ele tem o direito de receber um percentual sobre o salário, creio que 20%, por exercer dupla função.

Com a inauguração da "nefasta" "era do AM + FM" ou "reengenharia de canais de rádio" - para quem gosta de termos mais pomposos e eufemísticos - é de se supor que este regra continue valendo. Afinal, nada mais justo: CBN, Bandeirantes, Tupi (RJ), Globo (RJ), Itatiaia (MG), Gaúcha (RS), Guíaba (RS) e outras emissoras menos conhecidas se renderam à tentação de de ver a sua audiência e, consequentemente, também a sua receita duplicadas transmitindo a única programação em duas frequências simultâneas.

"Então, não seria interessante duplicar o salário de quem lhes traz esse lucro? Pelo menos é o que se espera de emissoras sérias e de nome respeitável no mercado, como é o caso das acima citadas", indaga Marco Ribeiro, do Rádio Base.

Um comentário:

Ismael Luiz disse...

Enquanto isso,o profissional fica,cada vez mais,com menos espaços para exercer a sua profissão.