Translate

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Afinal, quem morreu na cidade de Quixadá?


O POVODIÁRIO

Um comentário:

Revista Central disse...

Prezado Nonato;

O Jornal Diário do Nordeste, matéria de Alex Pimentel como sempre tem credibilidade na informação, portanto que morreu foi o senhor: Natã Firmino Da Silva. Na realidade a matéria do Jornal O povo cujo informante foi o senhor Audilio Moura tem se baseou na informação da Policia, recebi a ocorrência e a mesma estava meio confusa. Veja a matéria exata do meu blog.


Tragédia no céu de Quixadá: Paraquedista morre após salto

Neste fim de semana um evento de voo livre terminou após uma tragédia em Quixadá. A Rampa do Urucum uma das mais famosas pistas de voo livre do mundo fica localizada no distrito de Juatama em Quixadá, 166 km de Fortaleza.

O experiente paraquedista Natã Firmino Da Silva, 45 anos, casado, natural de São Paulo, sofreu um trágico acidente e veio a óbito depois de sofrer uma queda livre, mais ou menos quatro mil metros de altura. O corpo esfacelado com fraturas por várias partes foi encontrado na fazenda São Bento por um colega.

Ao tomar conhecimento do acidente, uma equipe da delegacia Regional de Policia Civil foi até o local. O local que o corpo estava num matagal de difícil acesso. O corpo foi conduzido ao campo de aviação de Quixadá. Horas depois uma equipe do Instituto Médico Legal da cidade de Quixeramobim levou para fazer os procedimentos médicos.

Informações dizem que Natã Firmino tinha uma vasta experiência no paraquedismo, com uma marca de mais 300 saltos. Aparentemente o paraqueda não foi acionado por paraquedista, possivelmente o mesmo tenha ficado inconsciente durante o salto.

Natã era afiliado à Confederação Brasileira de Paraquedismo (CBPq). Se dedicava ao esporte desde os 18 anos. As informações foram colhidas com outros pára-quedistas que haviam fretado o monomotor Skydiver prefixo PTIGB 182 para realizarem os saltos.


Na opinião do instrutor da Federação Cearense de Paraquedismo, Falcão Costa, o paraquedista perdeu a consciência ao pular do avião. Era a primeira vez que ele saltava com a turma orientada por sua equipe. Ao prestar depoimento à Polícia, Falcão Costa esclareceu que os dispositivos que acionam o paraquedas não foram acionados. Estavam nos seus slots. A esposa da vítima contou que recentemente Natã havia se queixado de dores no peito, chegando a procurar um médico para exames.

O delegado Edílson Sobrinho encaminhará os equipamentos para perícia técnica no Instituto de Criminalística (IC).

O voo livre no município de Quixadá tem condições para quebras de recordes de vôo em distancias com térmicas fortes podendo voar até 300 km uma combinação de ventos fortes de 45 km e temperaturas altas, indicado para pilotos avançados.

Quixadá é considerado o melhor local da América do Sul para a prática de parapente e Asa Delta. As fortes correntes de ar quente da região arremessam os pilotos e possibilitam longos vôos. Por isso, o município é sede do Campeonato Internacional de Voo Livre "XCeará", desde 1989.

Modalidade esportiva surgiu nos anos 70

O voo livre surgiu no início dos anos 70. O parapente ou paraglider, como passou a ser conhecido internacionalmente, chegou dez anos depois. Os alpinistas foram os pioneiros. Após escalarem montanhas na Europa utilizavam o equipamento para descer, voando. No Brasil, os voos de asa-delta ganharam popularidade com o francês Stefan Dunoyer, com a realização de exibições publicitárias do Rio de Janeiro e São Paulo, em 1974. O capacete, cinto de segurança, paraquedas de emergência, mosquetão, rádio de comunicação, altímetro e GPS são equipamentos essenciais para a prática das duas modalidades.

Por respeito e ética o Portal de Noticias do Sertão Central não colocará imagens do estado do corpo da vitima.

http://diariocentral.blogspot.com/