Translate

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Morre um dos incentivadores do Pessoal do CE


Bem no comecinho da carreira, Fagner, Belchior, Teti, Rodger Rogério e Ednardo tiveram em SP o incentivo e a produção de um radialista famoso que chegou a produzir o primeiro disco do Pessoal do Ceará. Falo de Walter Silva, conhecido como Pica-Pau. Ele morreu ontem em SP.

Aos 75 anos, Silva sofria de diabetes e estava internado havia dez dias no InCor (Instituto do Coração), em São Paulo, com uma pneumonia. Silva ficou conhecido pela divulgação da bossa nova, quando, no final dos anos 50, à frente do programa "Pick-Up do Pica-Pau", da rádio Bandeirantes, foi um dos primeiros a executar "Chega de Saudade", com João Gilberto.

"O programa de alcance nacional fez realmente com que a bossa nova ficasse conhecida", disse o maestro Julio Medaglia. "Ele tinha uma personalidade inquieta, era um provocador."

Em 1957, Silva começou a trabalhar como divulgador e produtor da gravadora RGE. Lá, conheceu Maysa (1936-1977) e teve um papel fundamental no desenvolvimento da carreira da cantora. Outra parceria de sucesso foi com a cantora Elis Regina (1945-1982).

Também em seu programa, em 1962, foi o primeiro radialista a tocar um álbum dela, segundo relatava. Entre 1964 e 1967, Silva dirigiu o teatro Paramount. Em 1965, produziu o show "Dois na Bossa", que virou um clássico da MPB, com Elis e Jair Rodrigues.

Com informações da FOLHA

Nenhum comentário: