Translate

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

As 25 notícias do "Projeto Censurado 2009"


A Universidade Sonoma do Estado da California deu a conhecer a recompilação do Projecto Censurado que destaca as noticias mais importantes censuradas pelos grandes meios de comunicação.

Desde 1976 eles elegem, entre 700 e 1000 noticias enviadas por pessoas de todo o mundo, as 25 mais relevantes. Aqui listamos as 5 primeiras:


1. A ocupação dos EUA mata mais de 1 milhão de iraquianos
Mais de 1,2 milhão de iraquianos tiveram morte violenta como resultado da invasão iniciada em 2003, segundo estudo do grupo britânico de investigação 'Opinion Research Business' (ORB). Essas cifras sugerem que ainvasão e a ocupação do Iraque rivalizam com as grandes matanças do século passado, como o terrível balanço de 800.000 a 900.000 vidas humanas que se creem foram mortas no genocídio de Ruanda em 1994, e está proximo a 1,7 milhão de mortos dos infames "campos de matança" do Cambodja durante a era do Kmer Vermelho, nos anos 70.
2. Estados Unidos, Canadá e México militarizam o NAFTA
Líderes do Canadá, EUA e México reuniram-se secretamente para ampliar seu acordo de livre comércio mais conhecido como NAFTA (North American Free Trade Agreement) com a “integração profunda” de uma força tri-nacional militarizada de "segurança da pátria".
3. O FBI outorga licenças para “atirar para matar”
Mais de 23 mil representantes da industria privada trabalham silenciosamente com o FBI e com o departamento de Segurança da Pátria (DHS, em inglês) para recoletar e proporcionar informação sobre as amzades dos norte-americanos. Em resposta, os membros deste grupo de rápido crescimento chamado InfraGard recebem advertências secretas de ameaças terroristas antes que o público e, ocasionamente, antes que certos funcionários.
4. ILEA: Ressurgem as guerras sociais dos EUA na América Latina?
O ressurgimento do velho militarismo estadounidense ameaça de novo a paz e a democracia na America Latina. Até 2005, a ajuda militar dos EUA à região havia aumentado 34 vezes em relação à soma de 2000. Numa visível troca de sua estratégia militar, EUA agora desentralizaram os treinamentos secretos de militares e de policias latino-americanas, que incluem torturas e técnicas de execução, sacadas da notória Escola das Américas, em Fort Benning, Georgia.
5. Apossando-se dos ativos de manifestantes contra a guerra
O presidente Bush firmou duas ordens executivas que facultam ao Departamento do Tesouro apoderar-se dos bens de qualquer pessoa que seja identificada - direta ou indiretamente - como ameaça para as operações dos EUA no Oriente Médio.


As outras restantes estão no PROJECT CENSORED em inglês, claro.

Nenhum comentário: