Translate

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

30 anos depois, quem se lembra de Miss Lene


Gente da geração de hoje, nem sabe quem foi Miss Lene. Ela anda esquecida, mas há 30 anos um disco dela conseguia bater 'hits' americanos e grandes nomes nacionais que dominavam o 'hit-parade'. Hoje, descobri alguém falando desse meteórico sucesso no blog de Música Popular, do Josué Ribeiro.



"Há exatos 30 anos o Brasil curtiu de montão o som dançante de Miss Lene, rainha absoluta das pistas de dança do país inteiro, imitada por dez entre dez crianças.

“Quem é Ele?” e “Deixa a Música Tocar”, são músicas do repertório da cantora que ficou conhecida da noite para o dia. Revelada na “era disco”, logo na estréia fez sucesso fenomenal. Miss Lene nasceu em Fortaleza em oito de fevereiro de 1962, registrada pelos pais com o nome de Frankislene.

No final dos anos 70 ela aparecia freqüentemente nos programas do Chacrinha, do Sílvio Santos, Fantástico e outros que necessitavam de artistas famosos, para assim, ganharem pontos no IBOPE.

Você se lembra dela ou está tomando conhecimento só agora? Desde 1989 ela mora na Suíça, já conquistou a cidadania do país, e é tão bonita hoje, quanto na fase da estréia. Mãe de dois filhos adolescente (um é filho apenas do marido) e como empresária, ao lado do marido, administra a casa de shows Miss Lene.

Com apenas 15 anos Miss Lene gravou seu primeiro LP. O disco que tem o seu nome vendeu uma quantia exorbitante, ultrapassando a marca de um milhão de cópias vendidas. Ela veio do Ceará, num período em que os seus conterrâneos Fagner, Amelinha e Ednardo já ostentavam os louros da fama.

Na sua família, além da mãe, que era sua empresária, duas irmãs também seguiram a carreira artística, Mari Jô e Leda (falecida precocemente), com quem Miss Lene fez dupla antes de iniciar carreira solo.

Miss Lene destacou-se no segmento disco, movimento que varreu o país, fazendo as discotecas ferver na onda que veio do cinema. A moda, a música e a televisão, em especial a novela Dancin' Days de Gilberto Braga, foram usadas para difundir o ritmo importado num tempo em que tudo era motivo para dançar, de preferência, igual ao John Travolta no filme “Os Embalos de Sábado a Noite”. Miss Lene fez o Brasil inteiro dançar, mas naquela época nunca pôde ir à boate, porque pela idade ela preferia mesmo era a companhia das suas bonecas.

Por ser uma adolescente, Miss Lene se comportava de acordo com sua idade, quando conheceu de perto Sílvio Santos e Chacrinha, pediu o autógrafo dos dois, também era fã de Sara e Lady Zu, suas contemporâneas e que juntas, eram as maiores representantes do gênero disco no Brasil.

Miss Lene tinha a permissão da cantora Tina Charles para cantar suas músicas no Brasil, ela conheceu a rainha da disco music americana, num encontro promovido pela sua gravadora, a CBS. Miss Lene tinha uma rotina de estrela, cumpria sua agenda fazendo shows por todo o Brasil e se apresentando nos principais programas da tevê e do rádio.

Foi imortalizada por Rita Lee na música “Arrombou a Festa II” (Rita Lee e Paulo Coelho -1979) “...Na onda discoteque da América do Sul, “Lenilda” é Miss Lene, Zuleide é Lady Zu...” . Apesar do nome Lenilda não ser o nome de Miss Lene.

Além do LP de 1978, que fez enorme sucesso, Miss Lene gravou mais três compactos pela CBS, um LP por uma gravadora menor e mais dois compactos pela extinta gravadora do Chico Recarey, ganhou vários prêmios e discos de ouro.

Leia entrevista da cantora

16 comentários:

Anônimo disse...

Miss Lene fez sucesso em plena Ditatura Militar com letras pobres e cafonas. Hoje poderia ser comparada com essa BANDA CALIXO. Era a coisa que os militares mais queriam: o povão dançando e rebolando e a tortura rolando no Doi-Codi e esse pais se afundiando até os dias de hoje.
Chega de besterol.
leaonazareno@ig.com.br

Anônimo disse...

Como eu era criança as musicas de Miis lene marcou a minha infancia, eu nem sabia que existia ditadura só sabia que exisitia um governo perseguidor e eu tinha medo, já as musicas era uma maneira das pessoas se divertirem principalmente a gente que era criança na época.

Anônimo disse...

Não sabia nem que existia essa Miss Lene, é aprimrira vez que vejo alguém falando nela!

Jhonny.arps disse...

Sempre existirão as músicas com letras bem elaboradas, e as letras comerciais. Ouve quem quer, e gosto não se discute.
Só para correção, a cantora Tina Charles é inglesa nascida em Londres, e não estadunidense como foi citado.

Carlos Mamede disse...

Quem tem mais de 38 anos e curtiu a época de adolescente, jamais poderá negar a influência e o gosto pela música dela. Tenho 4.5 e adora sim dançar com ela, com ditadura, com dita mole, de qualquer maneira a gente vive o que tem que viver.

Anônimo disse...

Eu fui amiga de Miss Lene quando morávamos na rua álvaro Weine em Fortaleza. Naquela época ela tinha um estilo de estrela, mas imitava muitos as cantoras norte-americanas especilamente a Tina Charles, como faz atualmente a Wanessa Camargo, quando dança imitando as musas... Foi uma época de outro da discoteca

linda ribeiro disse...

dancei tanto as musicas da miss lene, junto com as minhas irmãs, em casa é claro!!! e escondido dos pais, pq nem dançar era coisa bem vista pra eles...rsrsr pois é... hj minha netinha com 4 aninhos dança e imita sthefany e até lady gaga..kkkk. mesmo assim lembro com saudades.e fiz um cd com as musicas da miss lene, pra dançar com minha netinha. agora eu posso. oba !!!

letycia disse...

a menina tinha 15 anos e não tava nem aí pra ditadura militar como nenhum de nós com 15 anos na época. Não sei se existia alguma lei que proibisse a gente de ser feliz enquanto as pessoas morriam no DOI CODI. Infelizmente o que se nota hoje é que a tal democracia não melhorou muito as coisas o povo está mais alienado do que nunca; eu conheci a Miss Lene na época, e a família dela, gente muito simples, humilde e honesta.

Unknown disse...

Cara Tina Charles é inglesa..

Jackie disse...

Eu também gostava sim , ditadura existia sim mas lá fora dentro da minha casa , meus pais queriam que fossemos felizes !!!!!:)

Unknown disse...

Tina Charles e miss lene gosto muito de ouvir! Me faz viaja no tempo.

evelly disse...

Eu dancei e namorei ouvido a cantora contado e gostei muito, a música, dela é melhor do que,muitas ,dos dias de hoje que a maioria, só falar coisa sem qualidades,para os nossos filhos e netos

bosco.margalho disse...

É uma geração que não pesquisa.E olha que temos uma excelente ferramenta que se chama internet.

Unknown disse...

Lembro muito é com saudades, afinal era a moda dá época e as toquinhos douradas e meias lurex achava o máximo.

Paulo Henrique Mourão Camelo disse...

Fez parte da minha infância e até hoje ouço e danço suas músicas.

Unknown disse...

Eu sou apenas um anos mais Novo mad me lembro com saudade