Translate

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Novela, o gênero esgota-se e a Globo perde


A coluna do Daniel Castro aborda hoje a questão da saturação das telenovelas. E indica que emissoras estão perdendo público com o fracasso dos últimos folhetins.

"A Globo está passando pelo pior momento de sua teledramaturgia. Suas três novelas registram as menores audiências dos respectivos horários desde os anos 70. O trunfo da Globo é que continua líder e muito à frente das redes concorrentes.

A situação é mais delicada às 18h. Nas duas primeiras semanas, "Negócio da China" deu média de 21 pontos na Grande SP, superando o recorde negativo de "Ciranda de Pedra", que marcara 22 no mesmo período.

"Três Irmãs", de Antonio Calmon, tem pior audiência do que a espezinhada "Bang Bang" (2005). Os primeiros 30 capítulos de "Três Irmãs", que apostou no surfe mas não convenceu, deram 26,9 pontos, contra 30 de "Bang Bang".

A novela das oito, "A Favorita", marcou em seus 120 primeiros capítulos média de 37,6 pontos, com sintonia de 56%. No mesmo período, "Duas Caras" tinha 1,3 ponto a mais.

A Globo aposta em recuperação. "As novelas estréiam em períodos do ano diferentes e o comportamento do público varia muito em função disso. É importante considerar também que pode ser precipitada a avaliação de uma novela por trechos delas, sobretudo os iniciais", afirmou em nota.

As novelas da Record e do SBT também caíram no Ibope no segundo semestre. "Pantanal", que deu 14,2 em julho, está com 13,1 neste mês. "Os Mutantes" caiu de 18,1 em junho para 13,7 pontos em outubro."

2 comentários:

Ismael Luiz disse...

O PROBLEMA,É QUE A GLOBO,SEM CONCORRÊNCIA, ENCASTELOU-SE EM TORNO DE UNS POUCOS AUTORES DE NOVELAS,QUE FAZEM RODÍZIO ENTRE SI,DESPREZANDO OUTROS EXCELENTES AUTORES.TAMBÉM DEIXOU QUE SE FORMASSEM PANELINHAS ENTRE OS DIRETORES DE NOVELAS,QUE TÊM OS SEUS PRÓPRIOS ATORES,SEMPRE OS MESMOS, A CADA NOVELA,EM DETRIMENTO DE OUTROS TALENTOS,HOJE,NO MERCADO,GRAÇAS A REDE RECORD.NO CASO DA GLOBO,UM EXEMPLO´,É A EXCELENTE LUCIANA BRAGA,QUE FICOU 9 ANOS SEM SER CHAMADA PARA ATUAR,MESMO SENDO CONTRATADA DA EMISSORA.AGORA,DIANTE DA CONCORRÊNCIA SEDENTA,COM AUTORES E DIRETORES SATURADOS,A GLOBO ENFRENTA O PROBLEMA DE SE RENOVAR. SÓ QUE,PARA QUE ISSO ACONTEÇA,TERÁ QUE MEXER COM TODA UMA ESTRUTURA CARCOMIDA. E, É AÍ,QUE MORA O PROBLEMA.

Anônimo disse...

Melhor coisa do mundo foi a assinatura com TV a cabo, NET.

Tanta coisa boa pra assistir que essas novelas passam a último plano, isso quando estou em casa e com tempo.rs
abçs