Translate

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

O olhar estrangeiro sobre a nossa realidade


O jornalista Ruy Lima entrevistou no Grande Jornal, da TV O Povo, brasileiros que estudaram fora do país e o relacionamento deles com as famílias estrangeiras. Alguns dados revelados pelos estudantes são curiosamente interessante.

A imagem que os estrangeiros têm de nosso país é de que o Brasil é apenas a Amazônia. Uma estudante que esteve nos EUA contou que, no início de sua presença nos EUA, teve que suportar muitas indagações de pessoas interessadas em saber como é que os brasileiros se deslocavam num cipó para ir à escola.

Outra entrevistada confirmou que a família onde ela residiu na Alemanha, julgava que nós brasileiros morávamos em casas em cima de árvore.

E eu não vou muito longe não. Aqui mesmo, há brasileiros que desconhecem nossa realidade. Quando fui divulgador da Odeon, um cantor famoso de SP veio fazer o programa que Luiz Vieira fazia na TV Ceará, e trouxe na bagagem várias garrafas de água, com medo de que não tivesse uma só gota aqui no Ceará.

Um comentário:

Ismael Luiz disse...

ORA,NONATO,EM 1982,QUANDO VIM PARA O CEARÁ, VENDI O CARRO QUE SERIA PAGO APÓS A MINHA CHEGADA A FORTALEZA.PASSEI UMA PROCURAÇÃO PARA UMA PRIMA,QUE RECEBERIA A GRANA E A DEPOSITARIA NA MINHA CONTA BANCÁRIA.PERGUNTA-ME ELA,LÁ NO RIO DE JANEIRO: -"NO CEARÁ TEM BANCO?" E A MINHA MADRINHA PERGUNTOU POR QUE EU NÃO TRAZIA ALGUMAS GARRAFAS D'ÁGUA,QUE ME SERVIRIAM ATÉ QUE EU A ENCONTRASSE POR AQUI?