Translate

domingo, 24 de agosto de 2008

As músicas que lembram outras músicas


Depois do post dos logos, um sobre músicas que lembram outras músicas. Por exemplo, "Viagem" de João de Aquino e Hermínio Bello de Carvalho - ah! tristeza me desculpe, estou de malas prontas..." - lembra demais "In The Lithe Spanish Town" - que você pode ouvi-la na gravação de 1940 de Nick Lucas; ou com o ator Buster Keaton.

E Mickey Rooney é quem anuncia a performance de Virginia O´Brien cantando a música que teve centenas de gravações pelo mundo afora. Será que o compositor brasileiro não terá ouvido, dormiu e ao acordar pensou que a música fosse sua? Tire a dúvida ouvindo Herb Alpertd tocá-la com a sua saudosa Tijuana Brass.

"Luar do Sertão", do maranhense Catulo da Paixão Cearense, lembra um clássico de Mendelssohn cuja gravação eu tenho e não me recordo o nome. Uma mais recente gravação que lembra outra, é citada pelo Lúcio Ribeiro, da Folha: trata-se da música "Já Sei Namorar", dos Tribalistas. É xerox pura de um antigo sucesso do Sly and Family Stone. "Do Ya Think I'm Sexy?", do Rod Stewart de 1978, usou a "frase" "Tê-tetere-teretetê", da música "Taj Mahal" do Jorge Benjor. E você me pergunta: e o autor brasileiro não fez nada? Quando ia acionar, Stewart cedeu os lucros da faixa ao Unicef em um show beneficente na sede da ONU. E, pronto, perdoou.

O Skin plagiou "Faithfulness", no disco Fest Woundes, em 2003, da canção "Aire" do grupo Mecano, gravado em 1984 no álbum "Ya Vienne El Sol". E o que dizer de Michael Jackson, que em 1982, gravou 'Thriller" - muito parecida com a gravação "Exorcismo" feita em 1966 pelo Luixi Toledo. Sobre 'Jacko' pairava a suspeita de plágio da música "Will You Be There", em 1991, copíando desavergonhadamente "I Cigni di Balaka", de Albano Carrisi, gravada em 1987.

Caso impressionante mesmo é o de George Harrison, que no disco "All Things Must Pass" de 1970, estourou com o sucesso "My Sweet Lord". Na verdade, a música lembrava demais a canção "He´s So fine", do grupo vocal The Chiffons, de 1963. Escute e tire a prova dos nove.

Renato Russo chegou a confirmar que o hit "Que País É Esse?" é parente próximo do "I Don't Care", dos Ramones.

Nenhum comentário: