Translate

domingo, 22 de junho de 2008

Mais um radialista em situação difícil


No blog da Associação dos Ouvintes de Rádio, um apelo em favor do radialista Juarez Silveira. Ele vive, há vários meses, uma dificil situação em termos de saude.
O GENTE DE MÍDIA se solidariza e sabe que é dever de todos nós ajudá-lo, mas ao mesmo tempo questiona o papel da entidade sindical que diz representar a categoria.
Pagamos sindicatos para que, num momento desses, eles possam exercitar o lado humanístico e prestar assistência social a quem durante muitos anos contribuiu para o órgão.
Infelizmente, órgãos como o dos radialistas cada vez mais se distanciam da categoria. Até no dia-a-dia.
Em todo o meu tempo de rádio - tenho 35 anos de aprendizagem -, jamais diretores circularam pelas emissoras por onde trabalhei/trabalho, para sequer transmitir aos associados informações relacionadas à classe. Nem há informativos convocando a categoria para os dissídios.
Ao contrário de entidades-modelo como a de jornalistas, de professores ou dos bancários, a nossa entidade sindical tem sido marcada por um apatismo e uma infelicitada administração.
A diretoria preocupa-se apenas em se perpetuar à frente da entidade. Para isso, há mais de 30 anos vem se reelegendo e funcionando como uma espécie de camarilha que se beneficia do dinheiro descontado do imposto sindical sem nenhum retorno de benefício à categoria.
Esse post, poderia ser apenas mais um apelo em favor de um profissional compromissado com o ofício do rádio que foi Juarez Silveira, mas nos vemos obrigados a transformá-lo numa carta-denúncia em favor dos radialistas em situação difícil.
E contra os que se utilizam da representação sindical para atuar na contra-mão da história do próprio movimento.

4 comentários:

Anônimo disse...

Nonato o problema é que a maioria dos radialistas que tem sucesso e dinheiro nem sempre se lembram de lutar pelos colegas e pela classe.
Há também cerceamento da liberdade na´rádios que chegam ao despalterio de proibir alguns ouvintes de falarem na rádio...
Em que tempos vivemos não...

Anônimo disse...

Afora os que têm muito dinheiro no rádio (são poucos), cadê os que têm pouco e os que têm mais ou menos dinheiro que não se organizam?
Seria o medo de perder o emprego para sempre ao fim da estabilidade sindical???
Ou é comodismo mesmo????

Anônimo disse...

Caro Nonato,
Aqui em Sobral, a coisa não é diferente. O nosso companherio Renan Santiago, que além de ser radialista e repemtista, se submenteu a semana passada a uma cirurgia no estômago para retirada de um tumor maligno. Para não passar por maus momento no pós-operatório ele (Renan) abriu uma conta poupaça no Banco do Nordeste do Brasil e fez um apelo nas emissoras local, para quem quizer ajudar faça um depósito finaceiro de qualquer valor

Anônimo disse...

Caro Nonato , um prazer lembrar dos bom momentos da Fm do povo, ou do progama noite total am do povo1010,no tempo não muito distante. um abraço do seu amigo Silveira neto, filho de Juarez Slveira que teve o prazer de trabalhar na época nessas emissoras de sucessos.